Valores simples passados às crianças alteram até os hábitos dos pais.
Muitas vezes quem quer mudar esbarra no imobilismo do ambiente escolar. Mas é preciso começar a alterar a mentalidade, passo a passo, nos pequenos gestos. Argumentos do tipo "a luta é inglória, traz poucos resultados", ou "não adianta, as crianças e jovens não mudam", funcionam para o educador que não quer enfrentar o assunto, mas são falsos. Quando existe ação, o resultado acaba envolvendo também a comunidade.
Exemplos simples: · Cada canto na sede ter um cesto para onde vai todo tipo de papel usado. Quando ele está cheio, as crianças e jovens podem reciclar o material para usá-lo nas atividades ou juntar para vender. · Os copos descartáveis podem ser substituídos por outros, de plástico, para reduzir a quantidade de lixo.· Um trabalho de reciclagem de latas e embalagens plásticas feito com crianças e jovens pode ter dois destinos diferentes, igualmente adequados: o alumínio, vendido, transformou-se em presentes para o Dia da Criança; e as embalagens foram doadas para instituições. · A terra pode ser tratada pelos pequenos e transformar-se em horta. Com isso, o lanche ganhou em qualidade.
Transmitir cidadania, como já se viu, passa por um processo bem mais complexo do que apenas abrir janelas na grade horária.
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